Do Senhor é a Terra

A Comissão de preparação do itinerário do Centenário da SMBN em 2030, vem apresentar-vos o projecto “ Do Senhor é a terra”. Com ele queremos dar rosto ao Ano da Terra – 2024 , cujo lema é bem-aventurados os mansos, porque possuirão terrae as referências temáticas são a Mansidão e a Ecologia.

Trata-se de um projecto de promoção social a ser implementado na Missão de Mecutamala – Paróquia da Imaculada Coração de Maria de Nametil –  que neste momento, está confiada ao P. Luciano e ao P. Valdemar. A paróquia tem 4 áreas pastorais: Nametil, Nanhiupo Rio, Muatua e Mecutamala. São 229 comunidades com cerca de 55390 cristãos e com 12000  catecúmenos. O projecto pretende possibilitar a frequência de cursos técnicos em centro de formação, na área da agricultura, e na aquisição de sementes e instrumentos agrícolas para várias comunidades e várias famílias. Está direccionado aos líderes das comunidades cristãs e aos responsáveis da Cáritas Paroquial. Procura-se, também, desta forma criar formas de auto-sustento familiar e das comunidades cristãs. O distrito de Mogovolas, que engloba toda a zona de Nametil, oferece áreas com enorme potencial de produção agrícola e, paradoxalmente, enfrenta uma enorme escassez de recursos técnicos e materiais para optimização da produtividade da terra. O projecto está orçamentado em três mil euros! A previsão é encerrar o projecto em Setembro de 2024!

O pedido de contribuição dirige-se a todos os membros da SMBN, familiares, antigos alunos, LBN, auxiliares e cooperadores missionários, centros missionários, paróquias e movimentos apostólicos sob responsabilidade da SMBN, de forma que sintamos que este projecto é nosso, em que cada um pode dar generosamente seu contributo. Não se dirige só para a região de Portugal, mas para todas as regiões onde estamos a trabalhar.

Que sinal abençoado não daria a SMBN se todos assumíssemos como nosso este propósito de ajudar dois colegas, como expressão concreta da nossa caminhada para o Centenário. Creio que esta proposta poderá ser acolhida como uma outra forma de irmos envolvendo em crescendo mais pessoas no nosso carisma e família missionária.

Contamos convosco, com vossa generosidade e empenho na divulgação e mobilização para este projecto.

Que Maria, Nossa Mãe e Rainha das Missões, a Senhora da Boa Nova, nos anime nesta caminhada jubilar.

P. Adelino – P. Albino – P. Artur – P. Zé Manel

P.S. Peço que divulguem pelos vosso contactos este email, o cartaz e a carta dirigida às comunidades. Segue também uma carta para ser divulgada por vossos contactos .Obrigado

Últimas Notícias